ASSISTÊNCIA PERICIAL

INFORMAÇÕES

PERGUNTAS FREQUENTES

O quesito é um questionamento por escrito, ou seja, uma questão a ser respondida e esclarecida, seja em ações cíveis, criminais, trabalhistas, securitárias, previdenciárias ou administrativas, que pode ser feito pelas partes, bem como pelo juízo, não sendo obrigatória de nenhum dos lados a sua elaboração.

Operadores de Direito devem seguir pelo menos 05 REGRAS
BÁSICAS NA ELABORAÇÃO DE QUESITOS:

  1. Analisar minuciosamente o processo e principalmente as provas disponíveis nos autos. Estudar e compreender a matéria relacionada, assim como o cerne da questão. Isso evita questionamentos desnecessários ou até mesmo desfavoráveis.
  2. Redigir os quesitos em linguagem simples, clara, objetiva e técnica. Proposições afirmativas, simples e distintas costumam gerar respostas mais claras e precisas.
  3. Evitar quesitos demasiadamente longos.
  4. Evitar quesitos com múltiplos questionamentos, principalmente dentro da mesma frase. É preferível desmembrar um quesito extenso em vários quesitos simples e fazer cada um dos questionamentos em um quesito separado.
  5. Evitar questionamentos ambíguos, que podem dar margens a diferentes interpretações quanto ao sentido da pergunta e, consequentemente, quanto ao sentido da resposta.

O laudo técnico deve ser elaborado por um médico especialista na área discutida no processo. O perito médico, independentemente do lado que configura, ele deve ser imparcial. O laudo pericial deve conter:

  • Preâmbulo: informações gerais do laudo, como objeto da perícia, datas e dados da autoridade judicial que solicitou o laudo, que
    chamamos de endereçamento;
  • Qualificação das partes;
  • Detalhamento de todas as etapas da perícia, métodos e exames
    realizados;
  • Breve relato da perícia médica;
  • Exames e relatórios fundamentais para a causa;
  • Respostas as quesitações apresentadas relacionadas ao ato
    médico investigado;
  • Discussão: análises técnicas e científicas por meio de
    interpretações de dados e documentação médica, diagnósticos e
    prognósticos;
  • Conclusões: desfecho do laudo com a exposição de resultados da
    perícia.
  • Assinatura do perito;

Nossa empresa possui este serviço para auxiliar os profissionais médicosque desejam ingressar na área de perícias médicas judiciais. Entre em contato.

A perícia médica indireta, nada mais é que uma perícia documental, onde o perito do juiz, juntamente com os assistentes técnicos das partes, caso as mesmas tenham indicado, discute sobre o caso e, posteriormente o perito oficial, elabora seu laudo médico pericial, baseando-se apenas nos documentos acostados aos autos, podendo em alguns casos, o perito utilizar de relatos de familiares para compor a história. A perícia médica indireta é utilizada no caso que a parte autora é falecida, chamando-a assim de de cujus.

Sim, a nossa empresa presta dos mais variados serviços para facilitar tanto a vida do advogado, quanto do médico assistente pericial, onde prestamos, também, serviços para fundamentação médica na elaboração de peça inicial, bem como, apresentação de quesitos iniciais e complementares, suporte técnico de médico especializado e acompanhamento médico pericial durante a diligência com o perito oficial, além de oferecer modelos de laudos para assistentes técnicos periciais. Todos os nossos suportes podem ser contratados de forma individual ou em conjunto. Entre em contato através do nosso e-mail ou telefone/WhatsApp.

O valor dos honorários varia de acordo com os serviços contratados.

Encaminhe-nos uma mensagem clicando aqui.

O assistente técnico é um médico perito contratado pelo autor ou pelos réus no processo judicial. Ele assessora os advogados do seu cliente em todas as fases do processo, acompanha a realização da perícia e fiscaliza o trabalho do perito do juiz. É ele quem dialoga de forma técnica com o perito judicial. Um assistente técnico experiente e capacitado tem um forte poder de convencimento sobre o perito do juiz.

Infelizmente, nem todos os peritos judiciais executam os trabalhos periciais com diligência e imparcialidade. São relativamente comuns os laudos que não discutem a matéria de forma científica ou que carregam apenas a opinião baseada na experiência ou nos interesses pessoais do perito. Um assistente técnico capacitado demanda do perito um trabalho correto e com rigor científico. Ele também faz com que o perito discuta, obrigatoriamente, os aspectos do processo que favorecem a tese defendida pelo seu cliente. Assim, contar com um bom assistente técnico aumenta de forma significativa as chances de êxito.

a garantia do seu direito.

Nós oferecemos a melhor assistência pericial do mercado, com soluções simples, claras e eficientes.